GS&CONSULTArtigos JD.com, os DRONES e o novo varejo

JD.com, os DRONES e o novo varejo

Quem teve a oportunidade de estar na NRF’s Retail Big Show deste ano pode conferir que uma das palestras mais prestigiadas dessa edição foi a do Harlan Bratcher, Global Business Development da JD.com

O grupo JD está entre as 10 marcas de tecnologia mais valiosas do mundo. Apesar de não estar presente no Brasil, é uma companhia á qual empresários e gestores brasileiros deveriam conhecer e estar muito atentos. Certamente essa gigante chinesa do e-commerce tem muito a ensinar aos brasileiros por tudo que representa no ecossistema de empresas do mercado chinês que está redefinindo o varejo.

Uma das suas fortalezas é seu impressionante sistema logístico onde na China 90% das entregas são feitas no mesmo dia ou no máximo no seguinte. E para ilustrar o quanto a empresa é inovadora, desde 2016 ela iniciou seu sistema delivery pelos ares chegando as aldeias mais remotas da china por DRONES. Outro exemplo que demostra o quanto a estrutura de entrega é consistente e confiante, a empresa entrega milhares de produtos originais através de estoques próprios e entre eles incluem até sorvetes e frutas frescas, servindo de benchmark para todo o varejo alimentar.

Veículos autônomos, inteligência artificial, big data e uso de robôs são algumas das novas tecnologias adotadas na operação da empresa que a tornam um exemplo de produtividade e eficiência operacional.

Para ilustrar a magnitude da empresa, nada melhor como compartilhar alguns números por trás da potência desse negócio.

E qual seria o segredo do crescimento exponencial da JD, empresa que tem como parceiros investidores como Walmart e Google? Numa entrevista concedida recentemente para num congresso mundial de varejo, ao ser perguntado qual é a formula de sucesso da empresa num ambiente tão transformador, desafiador e com mudanças tão rápidas, o CEO Richard Liu respondeu com uma simplicidade ímpar de que o tudo passava por uma cultura com foco no cliente e no pensamento em inovar todo dia.

A cultura baseada no atendimento e entendimento desse consumidor cada vez mais exigente e conectado passa pela atitude pró ativa dos executivos de testarem os serviços da própria empresa diariamente. Os testes identificam muitos problemas que geram inúmeras mudanças e as soluções veem muito rápido. Esse mindset dos funcionários de se colocarem literalmente como clientes torna o processo de evolução dos serviços muito mais ágil e eficiente.

A busca incessante em levar conveniência para seus clientes fez a companhia iniciar movimento de sair só do “mundo online”, para fazer experiências offline. O objetivo da empresa é oferecer o que seus clientes querem comprar em qualquer lugar, seja na tela de seu smartphone, seja em uma loja de conveniência ao lado de casa. O modelo é também chamado de “Novo Varejo” e faz uso intensivo de novas tecnologias.

Parte da estratégia de ir para offline passa pela inauguração de centenas de lojas próprias, inteligentes e totalmente automatizadas. São espaços de aproximadamente 140 metros quadrados, sem funcionários e equipados com tecnologias como reconhecimento facial, prateleiras inteligentes e identificação de frequência dos clientes.

A experiência em logística da JD fez um impulso significativo no desenvolvimento do setor de lojas offline como parte de sua visão de varejo sem fronteiras – a ideia de que os consumidores devem comprar o que quiserem, onde e quando quiserem – online ou offline. Isto é ou não é um grande exemplo a ser seguido pelos tradicionais varejistas?

Para toda empresa que tem em seu radar boas práticas do mercado no que se diz respeito a estratégias omnicanais vencedoras, exemplos como o da JD sãos os ideias para nos servir de inspiração, reflexão e provocação. Certamente nos mostram toda a disrupção que vem da China, da importância da inovação, gente e velocidade para qualquer negócio e o mais impactante, além da transformação do varejo nos sinaliza um mercado totalmente reconfigurado.

 

Nota 1: Além de monitorar as tendências deste Novo Varejo, a GS&Consult apoia o desenvolvimento desta nova forma de pensar das operações de consumo e varejo. Nossos especialistas contribuem na definição da estratégia do negócio até o desenvolvimento de parceiros e soluções, visando ganhos em produtividade e eficiência operacional.

Nota 2: No período de Fevereiro a Março vamos mostrar o que de mais importante pode ser apreendido num circuito de dez eventos em diversas capitais no Retail Trends – O melhor do pós NRF. Esse trabalho será resultado da pesquisa em mais de 300 lojas e conceitos, das 38 horas de visitas e wrap ups do grupo que participou da Pré-NRF e de toda a atuação de nosso time no período da NRF, com cobertura de tudo que aconteceu de mais importante no evento, reunindo mais de 30 profissionais, diretamente de NY, envolvidos nesse processo.

Saiba mais em: www.retailtrends.com.br

No Comments

Leave a reply