Sodexo

Fundada em 1966 em Marseille, na França, a Sodexo é líder mundial em serviços de qualidade de vida. A empresa opera em 80 países e é uma das maiores empregadoras do mundo com 428 mil colaboradores. No Brasil, são 35 mil colaboradores em duas mil unidades com cerca de 1,7 milhões de consumidores por dia.

O projeto foi desenvolvido para a unidade de negócios on-site, com foco nas cafeterias e lanchonetes, em seus diversos formatos de lojas. Com o crescimento do negócio no Brasil, a empresa desejava buscar inovações, identificar o comportamento do consumidor, monitorar a inteligência de mercado para B2C e capacitar equipes de campo e operadores de loja. Para atingir esses objetivos, foi necessário repensar o formato das lojas e a sua integração com as áreas chave tais como suprimentos, logística, operações, marketing e recursos humanos, com vistas à expansão.

O trabalho da consultoria neste projeto resultou no desenvolvimento de inteligência de mercado para retail, redesenho do formato de loja e plataforma para segmentação, desenvolvimento de marketing e relacionamento com consumidores, desenvolvimento de novos produtos e serviços, revisão do plano de sortimento e modelo de abastecimento, redesenho de regras de negócio e procedimentos do retail, redesenho da estrutura organizacional do retail, definição da política de cargos e salários para retail e no desenvolvimento e capacitação das equipes de retail.